Fermentador cônico com camisa de regulagem de temperatura. Construímos uma serpentina com cano de cobre em torno do fermentador de 60l e adaptamos uma bomba d'agua numa ex-maquina de post mix.
A máquina mantém um banco de frio e o termostato digital aciona a bomba quando a temperatura interna do clindro estiver acima de 12ºC.
Lagers, aí vamos nós.
9 comentários:
Olá, sou um cervejeiro caseiro também e achei muito criativo esse resfriamento do fermentador. Como que ficou dentro do isopor? Como que a água resfria?
Abraço
Lucas
Olá, sou cervejeiro caseiro também e gostei do jeito que você fez para resfriar o fermentador. Tenho algumas duvidas.
Como que resfria a água? Vai alguma tubulação dentro da água, para resfriala?
Abraço
Lucas
Oi! tenho a mesma dúvida do Lucas, como voces adaptaram esse ar condicionado pra resfriar o líquido??
Quero construir um sistema semelhante!
Ola:
Utilizamos a agua+etanol do banco de frio de um resfriador de post-mix antigo. Observa que nele esta conectada uma bomba para a circulacao do liquido gelado em torno da camisa de canos de cobre que envolve o fermentador. Sobre esta camisa,colocamos uma cobertura com fibra-de-vidro.
Boa tarde!
Você continua usando este sistema de refrigeração do fermentador? Como está?
Uma dúvida: a refrigeração do banco de frio é permanente ou também é acionada pelo termostato? Obrigado!
Olá!
Você ainda usa este sistema para resfriamento do fermentador. Está funcionando bem?
Uma dúvida: a refrigeração do banco do frio é permanente ou também é acionada pelo mesmo termostato que aciona a bomba?
Obrigado!
Funciona sim. Existe um termostato para manter o banco de frio com a temperatura de -5ºC (mistura de água com alcool) e outro para acionar a bomba, que define a temperatura do líquido no fermentador.
Obrigado pela rápida resposta. No entanto ela gerou mais dúvidas ainda. Você está usando dois TIC17's ou termostatos mais simples para fazer isso? O líquido refrigerante continua sendo água e álcool, em que proporção? Estou montando algo parecido, mas num fermentador que já veio camisado. Em breve espero poder contribuir também contigo e outros companheiros com o meu experimento. Desejo-lhe sucesso em suas produções, e obrigado novamente por publicar a sua experiência.
Utilizamos uma máquina de post-mix antiga como banco de frio, e ela possui um termostato próprio. Para acionar a bomba que leva o líquido para a "camisa", utilizamos um TIC. Não sei precisar a proporção de etanol, pois já repusemos várias vezes. Sugiro começar com algo em torno de 30% de etanol.
Postar um comentário